segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Sarau Fadista - Grupo Fado Vadio e pré-lançamento livro "Fado no Brasil: Artistas & Memórias"


Parte do público que participou do Sarau Fadista, do Grupo Fado Vadio, e do pré-lançamento do livro "Fado no Brasil: Artistas & Memórias"

Na tarde do último domingo, 29 de setembro, aconteceu no salão Veríssimo do Clube Português o Sarau Fadista", do Grupo Fado Vadio, e o pré-lançamento do livro "Fado no Brasil: Artistas & Memórias", da escritora Thais Matarazzo, em mais uma iniciativa do Departamento Cultural do Clube e da Diretora Cultural, Maria dos Anjos Oliveira.
Em um ambiente agradável e amistoso, o Grupo Fado Vadio, coordenado pelo Sr. Antônio Vaz Ribeiro, brindou a plateia com lindos fados. Dentre os colaboradores estiveram presente, Rosa Amélia, Marina Mendes, Celso S. Alexandre, Armando Castro, Manuel Ferreira, Padre Armênio, D. Tereza Ribeiro e Benjamin Vaz Ribeiro. No acompanhamento, Vinicius Rocha (guitarra) e Igor Rodrigues (viola).
As fadistas Maria de Lourdes e Ciça Marinho também estiveram presentes e cantaram para deleito dos presentes. Sérgio Borges, grande músico, também deu "uma canja" junto com Ciça.
Registramos a presença dos radialistas Walter Manna ("Solo Tango"), Martins Araújo ("Portugal dentro de nós"), Padre Armênio Rodrigues e Cipriano Gomes ("Caravela do Fado"), Jefferson e Marta Silveira ("Cantares de Além Mar") e Gabriel Lopes ("Portugal das Caravelas, um País de Descobridores").

Na sala da "Biblioteca Portuguesa de S. Paulo", Thais Matarazzo recebeu seus convidados e autografou seu novo livro "Fado no Brasil: Artistas & Memórias" (ABR Editora, 2013), que contempla os artistas portugueses e brasileiros que marcaram a história do Fado e da canção lusa no Brasil. Neste primeiro volume, é possível encontrar os perfis biográficos e muitas fotografias de Arminda Falcão, Cidália Meireles, Dina Teresa, Ester de Abreu, Francisco José, Gilda Valença, Irmãs Meireles, Joaquim Pimentel, Lucas Junot, Manoel Monteiro, Olivinha Carvalho, Quincas Gonçalves, Rosária Meireles, Salúquia Rentini, Adélia Pedrosa, Conceição de Freitas, Glória de Lourdes, Maria Alcina, Maria de Lourdes, Terezinha Alves, Ciça Marinho e Marly Gonçalves.

E a agenda cultural do Clube Português não para por aí: no próximo domingo, 6 de outubro, teremos uma homenagem ao grande músico brasileiro, luso-descendente, Garoto - Aníbal Augusto Sardinha, "O gênio das cordas". Haverá uma apresentação musical e ligeira palestra comandadas por Maria dos Anjos Oliveira e o maestro Mário Albanese. Não percam!


Vinicius Rocha (guitarra) e Igor Rodrigues (viola)



Olinda, Verônica Vieira, Maria de Lourdes, Albino Vieira, Thais Matarazzo,
Vinicius Rocha e Ciça Marinho

Olinda, Verônica Vieira, Maria de Lourdes, Albino Vieira, Thais Matarazzo,
Vinicius Rocha, Ciça Marinho e Maria dos Anjos Oliveira, Diretora
Cultural do Clube Português

Verônica Vieira, Ciça Marinho e Maria dos Anjos Oliveira


Maria de Lourdes, Vinicius Rocha e Verônica Vieira

Os fadistas Maria de Lourdes e Vinicius Rocha


Maria de Lourdes e Igor Rodrigues (viola)


Sr. Antônio Vaz Ribeiro, coordenador do Grupo Fado Vadio, Vinicius Rocha
(guitarra) e Igor Rodrigues (viola)

A fadista Ciça Marinho
A fadista Ciça Marinho e Igor Rodrigues (viola)

A fadista Ciça Marinho e Sérgio Borges

Sr. Raul Balazeiro e sua esposa D. Fernanda, Maria dos Anjos Oliveira,
Thais Matarazzo e Albino Vieira

Verônica e Albino Vieira, Maria de Lourdes, Thais Matarazzo e Vinicius Rocha



Albino Vieira e Thais Matarazzo

Maria dos Anjos Oliveira e Thais Matarazzo

Ciça Marinho, Sérgio Borges e Thais Matarazzo



domingo, 29 de setembro de 2013

Depto Cultural do Clube no programa "Solo Tango"



Na noite do último sábado, 28 de setembro, a Diretora Cultural do Clube Português, Maria dos Anjos Oliveira, esteve divulgando as atividades do seu departamento no programa "Solo Tango", na Rádio Trianon AM, com estúdios à Av. Paulista, 900, 1 andar.

Walter Manna, produtor e apresentador do programa, comemorou os quatro anos de seu programa dentro da 1a. Feira Literária e Musical do Clube Português, ocorrida em 1 de setembro passado.

Foram duas horas de um bate-papo descontraído, agradavel e com muita música.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

A atemporalidade do Meu Amigo Garoto (28.06.1915 - 03.05.1955)

Garoto
Por Mário Jequibau Albanese


 A atemporalidade desse lançamento em livro misturou influências e nos permitiu erodir as fronteiras entre os gêneros e reafirmar o carisma inigualável do Garoto. Seu talento inato atingiu o mais alto grau que o espírito humano pôde atingir e que somente o gênio possui. Garoto cresceu em meio aos sons dos instrumentos de corda e observando seus familiares tocando, até o dia em que ganhou do irmão Domingos um banjo. Sua precocidade correu célere e ganhou fama como O Garoto do Banjo! O menino aninhava em seus bracinhos guitarra portuguesa e havaiana com carinho e desenvoltura, além do banjo, cavaquinho, bandolim, violino, violão, violoncelo, contrabaixo e bandola, um violão de oito cordas com sons graves. Emérito improvisador, criou novas estruturas para esses instrumentos que o transformaram em elo entre a música popular e erudita, diminuindo o hiato existente. Com ele a música foi um organismo vivo, pulsante e, em permanente evolução. Inventou em 1931, juntamente com o luthier Del Vecchio, o Violão Tenor, também chamado de Violinha. Esse instrumento tem oito placas de alumínio na caixa de ressonância sendo ainda muito utilizado pelos conjuntos regionais. A reconstrução do período de convívio com o Garoto tornou-se uma avaliação estética reveladora das miudezas de sua família, estrutura de uma carreira curta mas, de enciclopédica definição. Ao compor Meu Amigo Garoto eu o homenageei em vida e com o particular orgulho de ser seu parceiro em Amor Indiferença criando a letra. Com o Garoto amadureci e a minha reverência pelo violão se concretizou. O pensamento cria, o desejo atrai e a fé no trabalho realiza!

Clube Português presta homenagem ao músico Garoto (Aníbal Augusto Sardinha)




O Departamento Cultural do Clube Português de São Paulo

Convida para a homenagem ao músico e compositor luso-brasileiro “Aníbal Augusto Sardinha - Garoto, o Gênio das Cordas”, com organização da Diretora Cultural Maria dos Anjos Oliveira e do Maestro Mário Albanese.
O evento acontecerá no dia 6 de outubro de 2013, às 15 horas, no Clube Português, Rua Turiassú, 59, Perdizes.


Informações
Tel: 3663-5953 - biblioteca@clubeportuguessp.com.br
www.bibliotecaclubeportuguessp.blogspot.com

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

1ª Feira Literária e Musical do Clube Português



Presidente e a Diretora Cultural o “Diploma de Honra ao Mérito Cultural” da Ordem dos Músicos do Brasil.

O Sr. Antônio Vaz Ribeiro e sua esposa, D. Teresa, representantes da “Confraria do Fado” - Fado Vadio, entregaram para o Presidente do Clube Português, Dr. Rui Mota, uma homenagem pela passagem do aniversário de 93 anos da entidade. Junto com esse simpático casal estavam os comunicadores da Rádio 9 de Julho, também membros da “Confraria do Fado”, Padre Armênio Nogueira (“Caravela do Fado”), Jefferson e Marta Silveira (“Cantares de Além Mar”).

O evento procurou promover a importância da literatura e da música como ferramentas para se incentivar a cultura no país, e também, o intercâmbio entre autores e músicos.

            Entre os escritores convidados tivemos a participação de José Almeida de Amaral Júnior, prof. Robert Bueno, Diego Nunes, Thais Matarazzo, Pedro Thomaz Memorialista, Eloy Carré e Sérgio Silva. Dos cantores: Marion Duarte, Roberto Luna, Ciça Marinho & Sérgio Borges, Raimundo José, Jonas Becker e Pedro Júnior. Dos músicos e compositores: Mário Albanese, Bonfim, Silvio Santisteban, Gabriel Gonzaga, Flávio Véspero e Clementino da Silva. O jornalista, músico e empresário, Ribas Martins, da OMB/CRESP, comandou a parte do som.

O comunicador Walter Manna, que apresenta todos os sábados o "Solo Tango", pela Rádio Trianon AM/SP, comemorou os quatro anos do seu programa dentro da feira literária e musical. Brindou a plateia com a participação dos dançarinos profissionais de tango, Daniel & Anelise, Braga & Virgínia, China & Miriam, Luciana Mayumi & Marcos Kina e grupo de dança, o grupo Swing Out Studio - Lindy Hop, Roque & Cleonice, José & Bete, Don Carlos & Marta, Júlio & Grasiella, Adalberto e Linda. Também prestigiaram o acontecimento os cantores Raul Bordalo, Victor Saeta e Maurício Franchi.


Mário Albanese, Roberto Luna, Dr. Rui Mota e Maria dos Anjos

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Flagrantes da 1a. Feira Literária e Musical do Clube Português




Dr. Rui Mota e Costa, Presidente do Clube Português; Maria dos Anjos Oliveira, Diretora Cultural; e os padrinhos da Feira Literária e Musical: Mário Albanese, Curador do IHGSP e Prof. Roberto Bueno, Presidente da Ordem dos Músicos do Brasil/CRESP


Bonfim, Pedro Lemes, Thais Matarazzo e maestro Mário Albanese

Silvia Marques, nossa querida bibliotecária


Laurinda Moraes e o escritor Sérgio Silva

Roberto Luna encanta a plateia



Os cantores Raimundo José e Roberto Luna

À esquerda, Silvio Santisteban, Gabriel Gonzaga, Mário Albanese, Bonfim e Luiz Amorim

O jornalista e músicos Ribas Martins, Marion Duarte e Gabriel Gonzaga (violão)

Dr. Rui Mota, Presidente do Clube Português observa atento Mário Albanese ao piano

Pedro Lemes, Pedro Thomaz e o jornalista Francisco Martins

O cantor Jonas Becker e Ribas Martins nos teclados


Mário Albanese




Público presente ao evento

Raimundo José, Sérgio Silva, Pedro Lemes, Pedro Thomaz e Eloy Carré

A cantora Marion Duarte e o escritor Pedro Thomaz Memorialista

Silvio Santisteban e Bonfim

Ciça Marinho e Sérgio Borges, representantes do Fado neste evento

O cantor Raimundo José
Maestro Roberto Bueno, padrinho da Feira Literária e Musical, junto com Pedro Lemes

O escritor Pedro Thomaz e sua aluna


Dançarinos de tango

Dançarinos de tango - participantes do comunicador Walter Manna

E mais tango!




O escritor Diego Nunes, sua mãe e o amigo Pedro Lemes

Os escritores Pedro Thomaz, Eloy Carré e Sérgio Silva, viva a literatura!



Roberto Pereira, Marion Duarte e Cícero Xavier

Dois grandes ícones da nossa MPB: Marion Duarte e Roberto Luna

Mário Albanese e Roberto Luna, viva a música!


Marion Duarte e Gabriel Gonzaga


Sr. Clementino Silva, o primeiro músico a se apresentar


Marion Duarte e Gabriel Gonzaga