quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Homenagem da Câmara Municipal de SP a antigo presidente do Clube Português



Diploma simbólico do vereador António José de Freitas, entregue a Diretora Cultural do Clube Português, Maria dos
Anjos Oliveira em 


No dia 9 de dezembro, às 19 horas, no Plenário 1° de Maio, da Câmara Municipal de São Paulo, 42 vereadores que foram cassados por perseguição política entre os anos de 1937 e 1969 tiveram os mandatos restituídos simbolicamente, durante a Sessão Solene presidida pelos únicos cassados ainda vivos, Moacir Longo, de 84 anos, e Armando Pastrelli, de 95. Ambos tiveram subtraídos os direitos políticos em 1964 e 1937, respectivamente.
O vereador Gilberto Natalini (PV), presidente da Comissão Municipal da Verdade Vladimir Herzog, sugeriu o projeto de resolução que restitui os mandatos. “É uma correção histórica. A Comissão da Verdade busca a Justiça, corrige os erros e cultiva a memória. A restituição simbólica dos mandatos é uma correção histórica aos vereadores que não puderam exercer seus mandatos por perseguição política”, afirmou Natalini.
Os mandatos dos vereadores Natalini (PV) e Orlando Silva (PCdoB) receberam a tarefa de localizar os 42 vereadores cassados entre 1937 e 1969. A equipe do vereador Natalini foi responsável por buscar 27 vereadores cassados em 1937 e de 1961 a 1969. Décio Cursi localizou um vereador vivo, o senhor Moacir Longo, e os familiares de outros 21 parlamentares cassados. No caso do vereador Dr. Antônio José de Freitas, que não foi empossado em 1937, não foram localizados parentes, mas como ele foi presidente do Clube Português de São Paulo, a atual Diretora Cultural da entidade, Maria dos Anjos Oliveira, foi receber o diploma simbólico em sua memória.
Maria dos Anjos Oliveira esteve presente a Sessão Solene e recebeu o
diploma simbólico do vereador, não empossado, António José de Freitas
Antônio José de Freitas foi presidente do Clube Português de 1951 a 1956. Deve ter sido o primeiro brasileiro a comandar esta entidade.
Freitas nasceu em Formiga, estado de Minas Gerais, em 28 de dezembro de 1886. Veio para São Paulo em 1920, radicando-se na capital, exercendo a função de representante da indústria de tecidos de propriedade de Benjamim Guimarães.


António José de Freitas é 3º homem sentado, da esquerda para a direita, de
paletó branco
Loteou e vendeu grande parte da hoje progressiva cidade de Mogi das Cruzes. Em 1921, começou a trabalhar como subdelegado da Central da Polícia, cargo que exerceu apenas como hobby, e como tal, com grande dedicação, apesar de não receber honorários. Participou da Revolução Constitucionalista de 1932, como polícia civil. Recebeu a patente de Capitão da Guarda Nacional, assinada pelo então presidente Wenceslau Brás.


António José de Freitas e sua esposa,
D. Arminda Guimarães Freitas, em 1952

Foi condecorado com a medalha "Imperatriz Leopoldina", concedida pelo Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Honraria criada em 1954, durante as comemorações do IV Centenário da cidade, os restos mortais da Imperatriz Dona Maria Leopoldina foram trazidos do Rio de Janeiro para o Monumento do Ipiranga. Na ocasião o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo mandou cunhar uma medalha para agraciar aqueles que colaboraram com este evento. A prestigiosa medalha foi muito usada por oficiais da Força Pública e da antiga Guarda Civil de São Paulo.
Dedicou grande parte de sua vida ao serviço público e ao bem estar da comunidade, aposentando-se como Diretor da Rádio Patrulha, cargo de confiança que ocupou durante 15 anos. Faleceu em 01 de setembro de 1958.

A Diretora Cultural, Maria dos Anjos Oliveira, a pedido do assessor do vereador Natalini, Sr. Décio Curci, realizou um levantamento histórico no acervo da Biblioteca Portuguesa, relativo a passagem de António José de Freitas pelo Clube Português, como podemos ver nas imagens abaixo.


Maria dos Anjos pesquisa no acervo de fotografias do Clube Português
fotografias referentes a gestão de António José de Freitas

Localizada uma das primeiras fotografias, Freitas juntamente
com sua esposa Arminda aparecem na imagem ao lado de
outros sócios do Clube

Placa comemorativa a presidência de Antônio José de Freitas no Clube
Português
Placa indicativa do período do mandato de Antônio José de Freitas
quando Presidente do Clube Português

Detalhe da Ata de Reunião da Diretoria de 3/9/1958, quando foi
resolvido prestar homenagem póstuma a Antônio José de
Freitas

Detalhe da Ata de Reunião da Diretoria de 17/9/1958, com transcrição da
carta de agradecimentos enviada pela viúva de Antônio José de
Freitas, Sra. Arminda Guimarães de Freitas

Continuação da transcrição da carta da Sra. Arminda Guimarães de Freitas
agradecendo as homenagens prestadas pelo Clube ao seu finado marido,
seguida pelas assinaturas da Diretoria

Ata da Reunião da Diretoria de 14/2/1952, indicando a presidência de
Antônio José de Freitas

Ata da Reunião da Diretoria de 14/2/1952, assinatura da Diretoria do Clube
Português, com destaque para a assinatura do Presidente, Antônio José de Freitas
P.S: TODAS AS FOTOGRAFIAS DESTE ARTIGO PERTENCEM AO ACERVO DA BIBLIOTECA PORTUGUESA DE SÃO PAULO - DEPTO CULTURAL DO CLUBE PORTUGUÊS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário