terça-feira, 27 de agosto de 2013

Prof. José de Almeida Amaral Júniorfala sobre a 1a. Feira Literária e Musical



Saudações cordiais a todos, 

     Creio que participar de uma feira literária propicia grande prazer para qualquer visitante. Livros, no meu entender, são objetos especiais. E, ainda mais se, como é o caso, organizada por uma lendária entidade, tal qual o Clube Português, de tanta tradição na cidade de São Paulo, fundado que foi em 1920.
     Naquela época, a Pauliceia abrigava pouco mais de 579 mil habitantes, metade da então capital federal, o Rio de Janeiro. Calcula-se que pouco mais de 167 mil portugueses habitavam as Terras de Piratininga no período. São, portanto, 93 anos de existência e muita história sendo testemunhada em meio às transformações desta metrópole. Sem contar as contribuições oferecidas, tecendo sempre a união entre os dois povos irmãos. Entre estas contribuições, destaco a constituição do acervo de sua biblioteca.
     Assim, estar no Clube Português em ocasião festiva como a que presenciamos hoje é, sem dúvida, uma dupla satisfação pessoal: isto porque participo como descendente direto que sou de lusos da região de Beira Alta e também porque apresento-me como autor convidado, tendo acabado de lançar uma obra pioneira intitulada "Chorando na Garoa - Memórias Musicais de São Paulo", que discorre sobre a vida de chorões e seresteiros locais e tem sido muito bem recebida pelos leitores, inclusive sendo agraciado com uma composição inédita feita pelo "grão-mestre" dos chorões, Izaías do Bandolim.
      Em síntese: são momentos de rara satisfação. E com toda certeza, este encontro de literatos e musicistas só terá a abrilhantar mais as comemorações da ilustre casa, fatalmente resultando em enorme sucesso.
      Obrigado pela oportunidade.
Prof. José de Almeida Amaral Júnior

4 comentários:

  1. Olá vocês teriam o livro “São Sebastião e a Vila Guilherme – Memórias Paulistanas da Zona Norte de por Benedita Conceição C. Silva e José de Almeida Amaral Júnior?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Danylo.
      O livro "São Sebastião e a Vila Guilherme - Memórias Paulistanas da Zona Norte" teve originalmente, em 2002, uma edição com 1000 exemplares que estão, plenamente, esgotados há tempos.
      Os volumes a princípio foram presenteados aos mais de 100 entrevistados, assim como vários foram cedidos para escolas da região e para bibliotecas públicas. A paróquia de São Sebastião teve por um tempo unidades a venda doadas pelos autores para ajudar com suas obras assistenciais. Hoje, mais de 10 anos após seu lançamento, é bem raro encontrar algum exemplar nos sebos da cidade... Assim, é a hora de uma 2ª edição para os interessados nas histórias e memórias da metrópole paulista! Demanda não falta!!
      Abraço
      Prof. José de Almeida Amaral Júnior

      Excluir
  2. Prezado Prof. José de Almeida Amaral Júnior, bom dia !!
    Referente ao livro "São Sebastião e a Vila Guilherme - Memórias Paulistanas da Zona Norte" visto que os exemplares estão esgotados, e pelo visto não há previsão para uma 2ª edição impressa, o mesmo poderia ser disponibilizado digitalmente ?!!?!! Pois curiosos como nós pela História de nossa cidade não faltam...... no aguardo !!! Abraços......

    ResponderExcluir
  3. comprei um exemplar no site estante virtual, estou gostando muito do livro.

    ResponderExcluir