quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Pedro Vicente Mário Gallo (1906-1968)


Mário Gallo em 1958
      Mário Gallo, como era popularmente conhecido, Pedro Vicente Mário Gallo, prestou relevantes serviços ao Clube Português e a comunidade luso-paulista. Tinha ascendência italiana, mas seu coração era português.
       Segundo, um dos diretores da entidade, Dr. Caldeira, "Mário Gallo era a 'alma' do Clube". Após seu falecimento, seu nome foi dado ao nome de um logradouro, no Belenzinho, através do decreto lei nº. 15.929/1979.
      Mário Gallo nasceu em São Paulo aos 18 de outubro de 1906, na rua Gonçalves Dias, no bairro Belém.
    Ao completar 18 anos de idade revelou-se poeta de extraordinária sensibilidade. Os seus primeiros versos foram publicados na revista A Cigarra, na época de propriedade de Gelásio Pimenta e na qual colaboravam Cassiano Ricardo, Guilherme de Almeida, que mais tarde pertenceram à Academia Brasileira de Letras, e outros nomes de relevo na Poesia e na Literatura.
       Estreou na Poesia por volta de 1932, com um livro intitulado Sinfonia das Horas Mortas, que a crítica apreciou com elogios, referências ao autor e do qual foram tiradas seis edições. Seu segundo livro, em prosa, teve o nome de Coragem de Viver, apareceu dois anos após. Numa linguagem corrente, abordou temas que serviram de incentivo a quantos necessitassem de disposição para enfrentar as vicissitudes que ocorrem no cotidiano. Acreditava no poder da fé e que através dela, os homens poderiam remover obstáculos e, consequentemente, passariam a desfrutar da alegria de viver.
       Foi gerente do Clube Português durante vários anos, passou, depois, para a Diretoria da Beneficência Portuguesa. Na gestão do Dr. José Ermírio de Moraes, foi eleito diretor-secretário-geral. Reeleito duas vezes, permaneceu na função durante mais de dez anos, onde prestou reais serviços à coletividade. Faleceu em 31 de dezembro de 1968, ainda no exercício do cargo e, seu nome, como homenagem aos seus valiosos préstimos, está gravado numa placa de bronze na entrada principal dessa conhecida casa de saúde.

Um comentário:

  1. Tenho imensa honra de ser sobrinho neto de tão ilustre poeta , assim como seu tio meu pai Léo Botelho , também era poeta e um admirador da cultura portuguesa, tenho o privilegio de ser um grande admirador de toda a cultural portuguesa graças aos incentivos meu pai que foi sempre também incentivado por seu tio Mario Gallo e seu Pai ,Arthur Botelho, também poeta e português.

    ResponderExcluir