sexta-feira, 5 de julho de 2013

A esgrima e o Clube Português


            Em julho de 1929, o curso de esgrima foi instituído no Clube Português juntamente com a inauguração da Biblioteca. A partir de 1929, foram dinamizadas as atividades associativas da entidade. Impulsionadas pela diretoria do biênio 1929-31, tendo como presidente Antonino Sampaio, vice-presidente Júlio da Costa Cabral, 1º tesoureiro João Vaz Fontoura, 2º secretário Júlio Ferreira de Mesquita, 1º secretário João Baptista de Almeida e 2º secretário Antônio D’Almeida D’Eça, também era o diretor cultural.
            Em agosto de 1929, foi inaugurada a Sala de Armas, uma das melhores da Pauliceia. Neste mesmo mês, os alunos estreantes disputaram um campeonato interno nas dependências do Clube, à Av. São João, 126.

Alunos do curso de esgrima, tendo ao centro o instrutor José Pereira Botânico
            A Sala de Armas contava com banheiros e vestiários. As aulas aconteciam aos sábados e domingos, das 20 horas às 23 horas. O instrutor principal e mestre era José Pereira Botânico.
           As provas do Campeonato Estadual de Esgrima de 1929, promovido pela Federação Paulista, teve princípio na Sala de Armas do Clube Português em outubro daquele ano. O torneio realizado no salão nobre e decorreu animado, assistido por grande número de associados, familiares e convidados.
           Os inscritos, Francisco Corrêa, Álvaro de Almeida, Rogério Garcia, Milton Corrêa, Oscar Teixeira e Augusto Courrege, disputaram a taça “Initium”, oferecida pelo instrutor Botânico, e mais duas medalhas destinadas, pela diretoria, aos 1º e 2º colocados.
           O júri foi presidido por José Pereira Botânico, Frederico Moreira, Eugênio de Mello, E. Martinelli, Miguel Morano e Assis Naban, tendo apresentado o seguinte resultado:

1º colocado: Oscar Teixeira, 5 vitórias e 1 derrota.
2º colocado: Rogério Garcia, 4 vitórias e 2 derrotas.
3º colocado: Alfredo Teixeira, 3 vitórias e 1 derrota.
4º colocado: F. Caielli, 2 vitórias e 4 derrotas.
5º colocado: Álvaro de Almeida, 2 vitórias e 4 derrotas.
6º colocado: Milton Corrêa, 1 vitória e 4 derrotas.
Alunos na Sala de Armas

            A aluna Leonor Margarido, grande destaque feminino das alunas (ver postagem anterior), em maio de 1931, aspirando maiores oportunidades, transferiu-se para o Clube Atlético Tietê. Costumava enfrentar os adversários do sexo forte e vencer, sempre com magnífica atuação.
          Em agosto de 1933, a secção de esgrima do Clube Português comemorou seu 4º aniversário. Realizou-se um torneio entre esgrimistas do Clube Itálico e os portugueses. A vitória coube aos jogadores lusos. Tudo ocorreu com o máximo cavalheirismo.
           Em quatro anos o Clube possuía elevado número de atiradores e afeiçoados ao nobre esporte, sendo a Sala de Armas considera uma das melhores da capital paulista. A partir de 1933, a direção de esgrima esteve confiada ao distinto esportista Carlos F. Mesquita. Os atiradores do Clube participaram de vários torneios patrocinados pela Federação Paulista de Esgrima, nos quais obtiveram colocações distintas e excelentes predicados.

Fotografias: Acervo Biblioteca Clube Português de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário