segunda-feira, 27 de maio de 2013

Lançamento do livro "estranhas formas de vida" de Dalila Teles Veras no Clube Português



A Alpharrabio Edições, editora de Santo André que se dedica, prioritariamente, a revelar e promover a literatura produzida na região do Grande ABC, São Paulo, em parceria com a Dobra Editorial, São Paulo, promove mais um lançamento: estranhas formas de vida, poemas, de Dalila Teles Veras, autora de 12 livros de poesia, 2 de crônicas (A Vida Crônica e As Artes do Ofício - um olhar sobre o ABC) e 2 diários, Minudências - registro do cotidiano regional no ano de 1999 e Diuturnos, um diário literário no ano 2000.

Na orelha deste novo livro de Dalila, Carlos Felipe Moisés escreve: "O leitor não terá dificuldade em reconhecer - cenas e flashes rápidos - os horrores e aberrações da vida cotidiana. Estranhas formas de vida banalizadas à exaustão, a ponto de nos acostumarmos e ninguém mais achar que são 'estranhas'."
A própria autora, transforma o posfácio do livro na sua exposição de motivos:
"uma ponte entre as ‘estranhas formas de vida’ das letras do fado português e os meus poemas." (...) "os poemas passaram a receber epígrafes com versos de conhecidas letras de fado, estabelecendo um ‘diálogo’ entre essa canção tão portuguesa, fenômeno tipicamente lisboeta, urbano portanto, com seus grandes temas (paixões fatais,  amores não correspondidos, a tragédia e o fracasso pessoal como destino) e os meus poemas, cujos temas são retirados dos acontecimentos numa megalópole brasileira, meu mundo circundante, com sua urbanidade trágica e passional.  Sociedades culturalmente diferentes, mas compostas igualmente por seres falhos e trágicos em seu inevitável ‘fadário’. Fatalidades e paixões cantadas versus paixões e fatalidades escritas. Nestas, apenas o ‘como contar’’ é diverso e não leva em conta o respeito à melodia nem o acompanhamento da guitarra."

 ALPHARRABIO EDIÇÕES
Rua Eduardo Monteiro, 151 – Fone 4438-4358, Fax 4992-5225 – Santo André

Sobre a autora
DALILA TELES VERAS - Publicou 12 livros de poesia, dos quais destacam-se À Janela dos Dias, poesia quase toda (Alpharrabio Edições, 2002), livro que marca seus 20 anos de publicação literária  e Retratos falhados (2008). Tem poemas traduzidos em revistas literárias nacionais e estrangeiras e colabora com a imprensa cultural há mais de três décadas. Foi uma das fundadoras do Grupo Livrespaço (1982-1993), grupo literário de intensa atuação na divulgação da poesia brasileira e que, entre outras publicações, editou a revista literária Livrespaço, ganhadora do Prêmio APCA 1993. Assinou, de 1995 a 1999, a coluna semanal Viaverbo, no Caderno “Cultura & Lazer” do Diário do Grande ABC. Parte dessas crônicas está reunida nos livros A Vida Crônica e As Artes do Ofício. Dirige a Alpharrabio Livraria e Editora, com sede em Santo André, que há 21 anos promove uma constante atividade cultural de debates, encontros, leituras e apresentações artísticas, uma referência cultural na região. É filiada à União Brasileira de Escritores - São Paulo, entidade onde ocupou os cargos de Secretária Geral, Diretora e membro do Conselho.

Serviço
Data: 28 de maio de 2013
Horário: 20 horas
Local: Clube Portuguès de São Paulo
           Rua Turiassú, 59 - Perdizes
           Telefone: 3663-5953
estranhas formas de vida
64 páginas
formato 14 x 21cm
Alpharrabio Edições / Dobra Editorial, 2013
R$ 25,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário