sexta-feira, 24 de maio de 2013

Instantâneos de São Paulo na década de 1940


      Apresentamos hoje alguns postais da Pauliceia extraídos de um álbum de fotos, da década de 1940, sem referência, pertencente ao acervo da Biblioteca do Clube Português de São Paulo. A  legenda que acompanhada cada imagem foi transcrita no original.

      Dois aspectos do Monumento à Fundação de São Paulo, no Pátio do Colégio, onde se encontram várias secretarias do Estado, e onde o jesuíta José de Anchieta fundou a cidade de São Paulo. A coluna central emerge de grande bloco de granito, ao centro. Em baixo relevo, vê-se a reprodução, em bronze, de gentios conduzidos pelos jesuítas. Ao alto a figura simbólica da Glória. A obra, em granito de bronze, é de autoria do escultor Amadeu Zani.
      Estádio do Pacaembú, construído em 1936, com instalações modernas e completas para toda espécie de jogos, acomodações para atletas e esportistas. Capacidade para 80.000 espectadores. O Estádio possue também piscinas, ginásios, courts de tênis cobertas, "concha acústica", bares, restaurantes etc. Na fotografia, aparecem as torres e as salas de rádios e recepção iluminadas.




     Viaduto do Chá, sobre o vale do Anhangabaú. Ao fundo, o edifício Matarazzo [atual sede da Prefeitura de São Paulo], à direita, o a Light and Power [hoje Shopping Light]. À esquerda, vista lateral, parcial, do Mercado Municipal, no Parque Dom Pedro II. Na fotografia à direita é possível ver a velha Ladeira Porto Geral. Note-se o contraste entre as edificações modernas que aparecem ao fundo, e as antigas do primeiro plano. A velha casa da esquerda foi do último negociante de escravos de São Paulo.

Um comentário:

  1. a praça do Pateo do Collegio era muito charmosa com aquela coluna de granito elevando-se às allturas...

    ResponderExcluir